fbpx

Número de vereadores vai subir em 27 cidades mineiras, incluindo Pedro Leopoldo, São José da Lapa e Vespasiano; veja quais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A partir dos dados levantados pelo Núcleo de Dados do EM, baseados nas informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), observa-se que 27 cidades mineiras terão um aumento no número de vereadores nas eleições deste ano, comparado com o pleito de 2020. Esse aumento é decorrente das mudanças populacionais registradas no Censo 2022 ou pelas atualizações nas Leis Orgânicas Municipais.

O aumento mais significativo ocorrerá em Nova Lima, onde o número de vereadores passará de 10 para 15, um crescimento de 50%, acompanhando o aumento populacional da cidade.

Isso acontece nas seguintes cidades: Nova Lima, Esmeraldas, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Contagem, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Mateus Leme e Raposos, na Região Metropolitana de BH; Ubá, Visconde do Rio Branco e Juiz de Fora, na Zona da Mata; Nova Serrana e Cláudio, no Centro-Oeste do estado; Barbacena, Sete Lagoas e Itabirito, na Central; Três Corações, Extrema, São Sebastião do Paraíso e Cambuí no Sul; Perdizes e Santa Juliana, no Alto Paranaíba; Arinos, no Noroeste; Brasilândia de Minas e Manga, no Norte.

Essa mudança reflete diretamente o crescimento demográfico e as necessidades de representação nas Câmaras Municipais, visando garantir uma governança mais adequada às novas realidades populacionais dessas cidades.

Encontre uma reportagem