fbpx

FENAR Matozinhos 2024 inicia amanhã, sexta-feira, 16

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Shows musicais, teatro, dança, circo, cultura popular, exposições e arte urbana na 2ª edição na cidade, que começa com os tradicionais seresteiros e encerra com Footing

Matozinhos está prestes a viver dez dias de intensa atividade cultural com o início do Festival Nacional de Arte de Rua – FENAR 2024, que começa amanhã, sexta-feira, dia 16 de agosto. Em sua segunda edição na cidade, o FENAR traz uma programação abrangendo as mais diversas linguagens artísticas. Com artistas nacionais e talentos locais, o Festival oferece ao público uma experiência única, onde diferentes formas de expressão se encontram e se complementam nas ruas da cidade.

A edição de 2024 do FENAR Matozinhos, assim como a primeira, tem como principal motivação a valorização das tradições culturais da cidade e de seus moradores. Portanto, o evento começa com apresentação dos grupos de seresta CicinhaBarbosa e Companhia, Grupo Saudade Seresteira (Maria Lúcia) e Os Insensíveis, na Praça da Estação, dia 16 de agosto, a partir das 19 horas e encerra no dia 25 de agosto, com o também já tradicional “Footing”, promovido por escolas de dança do município, na Praça Bom Jesus, às 20 horas. 

Os destaques musicais do FENAR Matozinhos incluem o show da dupla João Neto e Frederico, marcado para 22 de agosto, e de Elba Ramalho, no dia 23 de agosto, na Praça do Rosário. Ambos os shows têm ingresso solidário, onde a entrada deve ser trocada por 1 kg de alimento não perecível, exceto fubá e sal.

Além dessas atrações, o FENAR conta com apresentações musicais de artistas locais e regionais que trazem a sonoridade típica de Minas Gerais para o palco. A programação também contempla a cultura popular, com roda de capoeira, oficinas de estandartes e bate-papos sobre tradições culturais mineiras e brasileiras. O teatro, o circo e a dança têm espaço de destaque, com apresentações de grupos locais e artistas nacionais. “O FENAR busca, assim, não apenas entreter, mas também fomentar a diversidade cultural e a expressão artística em todas as suas formas”, declara Alan Keller, curador e produtor do Festival.

As artes urbanas e visuais fazem sempre parte da programação do FENAR. Murais assinados por artistas como Laris e André Brasa serão deixados de presentes para a cidade. Além disso, as exposições “Origens”, da fotógrafa Renata Ataíde, “Axé Orixá”, da artista Lena Eva e “Samba, Ritmo do Meu Brasil”, sob a curadoria de Walice Carvalho, oferecem ao público uma conexão com a comunidade, suas tradições e a espiritualidade.

O Festival Nacional de Arte de Rua é viabilizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cimento Nacional. A gestão é da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e a realização do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente – Estado Eficiente. 

Ingresso solidário

A entrada para os shows de João Neto e Frederico e Elba Ramalho será trocada por 01 quilo de alimento não perecível, exceto fubá e sal. Além disso, ingressos solidários serão disponibilizados para famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, com retirada na sede do Cras. Todas as doações serão destinadas às entidades Madre Tereza de Calcutá, ONG Solidarizar, Lar dos Idosos “São Judas Tadeu”, Sociedade São Vicente de Paulo de Matozinhos, Pastoral da Criança e Sociedade São Vicente de Paula – SSVP Mocambeiro.

Os ingressos, limitados a cinco (05) por CPF, podem ser retirados a partir do dia 16 de agosto, nos seguintes locais:

Praça Bom Jesus

Auto Posto Matozinhos (Bom Jesus) 

Praça do Cruzeiro

SSVP Mocambeiro

Serviço: 

FESTIVAL NACIONAL DE ARTE DE RUA – FENAR Matozinhos 2024

De 16 a 25 de agosto

Programação completa – @festivalnacionaldeartederua

FOTOS: DIVULGAÇÃO:

Encontre uma reportagem