Dezenas de cidades mineiras estão à espera da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Astrazeneca, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A pasta disse que solicitou doses ao Ministério da Saúde para atender 93 municípios do estado.
A reportagem questionou quais são essas 93 cidades, mas a secretaria não havia respondido até as 10h35 desta terça-feira (9).
Em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o telespectador Mauro Oliveira diz que já aguarda há semanas pela segunda dose vacina.
A última remessa de Astrazeneca chegou ao estado em 28 de outubro, com 398.250 doses. Na ocasião, a cidade de Santa Luzia recebeu 2.755 doses.
A prefeitura do município informou que recebeu um pequeno lote do imunizante da Superintendência Regional de Saúde e que o material será distribuído para as unidades de saúde nesta terça (9).
No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a quantidade não é suficiente para atender toda a demanda de segunda dose da cidade, que segue à espera de mais uma remessa.
O governo de Minas alerta que a aplicação de doses de fabricantes diferentes deve ser uma alternativa apenas em casos excepcionais.
“Com relação à intercambialidade de vacinas, de maneira geral o procedimento não é recomendado. No entanto, em situações de exceção, quando não for possível administrar a segunda dose com uma vacina do mesmo fabricante, seja por contraindicações específicas ou por ausência daquele imunizante no país poderá ser administrada uma vacina contra Covid-19 de outro laboratório (…) Casos em que são considerados exceção são o de mulheres que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca/Fiocruz e que estejam gestantes ou no puerpério (até 45 dias pós-parto) no momento de receber a segunda dose da vacina”, afirmou.