fbpx

Aplicativo pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular; veja como usar

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download, oferecendo aos eleitores a possibilidade de denunciar irregularidades nas campanhas eleitorais. Publicada nesta sexta-feira (16), a portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) detalha as funcionalidades do app, que agora inclui a opção de reportar desvios em campanhas eleitorais.

A versão atualizada do Pardal pode ser baixada gratuitamente na Google Play e na App Store. O aplicativo traz novos formulários específicos para denúncias de propaganda irregular nas ruas e na internet, exigindo comprovações mínimas para que as denúncias sejam encaminhadas ao juízo eleitoral competente.

Outra novidade é a descrição detalhada do que “pode” e “não pode” em cada caso denunciado, como o uso de alto-falantes, por exemplo. O app apresenta opções para “prosseguir” ou “encerrar” a denúncia, ajudando a evitar acusações incorretas. Os usuários devem preencher os dados e anexar os arquivos que comprovem a irregularidade.

Além do Pardal Móvel, os eleitores podem acompanhar o andamento das denúncias pelo Pardal Web. O Pardal ADM, por sua vez, permite notificar partidos, federações ou coligações sobre irregularidades e solicitar regularizações.

É importante destacar que o Pardal só recebe denúncias relacionadas a propaganda eleitoral irregular. Outras questões, como desinformação ou crimes eleitorais, devem ser encaminhadas para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) ou para o Ministério Público Eleitoral, respectivamente, através de botões específicos no app.

fonte: hoje em dia
foto: joédson alves/agência brasil

Encontre uma reportagem