O desemprego já atinge 13,7 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O que muitos não sabem é que metade das indústrias brasileiras têm dificuldades para contratar profissionais com qualificação, especialmente nos cargos de produção. A conclusão é da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Pelo levantamento, o maior desafio está na admissão de operadores (96%) e técnicos (90%).
Diante desse cenário, a formação técnica é um grande diferencial para quem busca oportunidades no mercado de trabalho. Para fomentar essa qualificação, a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), mantida pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), oferece cursos técnicos gratuitos em diversas áreas, como eletromecânica, informática e administração.
“Atualmente, os cursos técnicos são alternativas bem interessantes para as pessoas que desejam ser inseridas no mercado de trabalho em um curto prazo. Para isso, é imprescindível que o estudante busque uma Instituição de Ensino que ofereça, para além do curso técnico, oportunidades de estágios em empresas parceiras e um programa estruturado de desenvolvimento profissional com o foco em habilidades humanas. Estas ações complementares contribuem muito para que esse novo profissional tenha mais chances de conquistar uma oportunidade de trabalho”, explica o diretor da EPSA, Marco Henrique Silva.
Na Escola Profissionalizante Santo Agostinho, os estudantes contam com o apoio do EPSA Carreiras, um programa que visa o desenvolvimento de habilidades humanas e o encaminhamento a oportunidades de estágios em empresas parceiras. No ano de 2021, já são 180 parcerias com empresas e aproximadamente 40 alunos inseridos no mercado de trabalho por meio do programa.
A estudante Raiane Stefani, de 22 anos, que está cursando o Técnico em Administração, conta que conquistou sua oportunidade de trabalho graças aos aprendizados que tem tido na instituição. “Eu consegui o estágio por meio de um agente de integração, parceiro do EPSA Carreiras, o programa de estágio da escola. Fiz o cadastro e no outro dia já tinha uma vaga no meu perfil. Eu estou amando a oportunidade. Além de colocar em prática boa parte do que venho estudando no curso, estou aprendendo muito sobre a profissão que eu quero continuar seguindo”, conta.
Inscrições abertas
Até o dia 25 de novembro, a EPSA recebe inscrições para 126 vagas para cursos técnicos gratuitos. São eles: Administração (45), Informática (35) e Eletromecânica (46). Todas as modalidades são gratuitas e funcionam no período noturno. As inscrições devem ser feitas pelo site https://admissao.epsa.com.br/. Para concorrer a uma bolsa de estudo para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o candidato deve possuir renda per capita familiar bruta de um salário-mínimo e meio, comprovado por meio de uma avaliação socioeconômica, além de Ensino Médio completo ou 2ª série em curso. Para o curso de Informática é preciso ter, também, formação nível básico em Informática.
Há duas formas de concorrer à bolsa: a primeira opção é por meio de uma prova de seleção que será realizada no dia 27 de novembro e a outra é por meio da nota do Enem de 2020. As aulas terão início no primeiro semestre de 2022 e as vagas são limitadas. O edital com mais detalhes e informações sobre a prova de seleção pode ser acessado no site da EPSA.