A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em diferentes setores e, agora, está sendo utilizada nas eleições de 2024. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) implementou o uso de IA para ajudar na análise dos registros de candidaturas, acelerando o processo de avaliação e possível impugnação.
Especialistas apontam que a IA pode ser uma grande aliada nas campanhas eleitorais, contribuindo para diversas áreas, como a organização, contabilidade, comunicação e estratégia. A ferramenta também pode ajudar a identificar inconsistências em documentos, como declarações de bens e certidões criminais, e verificar a veracidade das informações dos candidatos, cruzando dados com bancos públicos.
Com as eleições municipais previstas para outubro, o uso da IA visa tornar o processo mais eficiente e democrático, reduzindo custos e permitindo maior acesso a informações e ferramentas por parte de candidatos com menos recursos. Além disso, a IA já tem sido utilizada para impugnar candidaturas, detectando condenações definitivas que inviabilizam a participação de certos candidatos.
A aplicação da IA nas eleições é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a transparência e a justiça no processo eleitoral, enquanto continua a evoluir e oferecer novas possibilidades para o futuro.