O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou nesta segunda-feira (26) que 99,9% dos incêndios registrados em São Paulo no último fim de semana foram causados por ação humana. A Polícia Federal (PF) já abriu 31 inquéritos para investigar possíveis incêndios criminosos na região, utilizando imagens de satélite para identificar os responsáveis.
Wolnei destacou a surpresa com o fato de cerca de 50 municípios terem registrado focos de incêndio simultaneamente, agravados pela falta de chuvas e ventos de até 70 km/h. A Defesa Civil relatou que poucos focos ainda permanecem ativos, graças às chuvas do domingo (25), que ajudaram a extinguir a maior parte das chamas.
Apesar da situação crítica, ainda não há decretos federais de emergência, pois os municípios afetados precisam emitir decretos locais antes do reconhecimento federal. O Ministério do Meio Ambiente também considerou os incêndios como uma “situação anômala”, destacando a estranheza do aumento repentino de focos em áreas distantes entre si, muitas delas em lavouras de cana.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução/Redes sociais


















