160 denúncias de propaganda eleitoral irregular são registradas por dia em Minas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Mais de 160 denúncias diárias de propaganda eleitoral irregular têm sido registradas em Minas Gerais através do aplicativo Pardal, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em dez dias de operação, o estado contabilizou 1.605 queixas, ficando atrás apenas de São Paulo, que lidera com 2.891 registros.

Desde o início da propaganda eleitoral em 16 de agosto, foram feitas mais de 14 mil denúncias em todo o país, uma média de uma por minuto. As campanhas eleitorais devem seguir normas estabelecidas pelo TSE, que abrangem tanto a publicidade nas ruas quanto na internet, incluindo o uso de ferramentas de Inteligência Artificial.

O aplicativo Pardal, disponível desde 2012 para Android e iOS, permite que eleitores denunciem irregularidades, inclusive em campanhas na internet. As denúncias são encaminhadas a um juiz eleitoral, que pode determinar a retirada da propaganda irregular. Além disso, o TSE oferece o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), para reportar casos de desinformação e outras irregularidades não necessariamente relacionadas à propaganda.

Com informações da Agência Brasil

Encontre uma reportagem