Um adolescente de 14 anos no Paquistão testou positivo para a febre hemorrágica da Crimeia-Congo (FHCC), uma doença transmitida principalmente por carrapatos infectados e considerada uma das mais letais do mundo. A doença, que pode causar sintomas graves como sangramento nos olhos e falência de múltiplos órgãos, foi confirmada pelo Hospital Fatima Jinnah Chest, em Quetta.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a FHCC tem uma taxa de mortalidade de até 40% e é transmitida aos humanos por picadas de carrapatos ou pelo contato com sangue de animais infectados. Este ano, o Paquistão já registrou 23 casos da doença e cinco mortes.
Os sintomas da febre hemorrágica variam desde uma febre leve até uma doença grave que pode levar ao choque e à morte. Cientistas alertam que, devido ao aquecimento global, a doença pode estar se expandindo para além de suas regiões endêmicas tradicionais, com o risco de alcançar países como Grã-Bretanha e França.
As autoridades de saúde locais estão em alerta, especialmente durante o período do Eid, um festival islâmico que pode aumentar o risco de transmissão devido ao abate em massa de animais. O adolescente infectado está recebendo tratamento em uma ala de isolamento, e outro caso suspeito ainda aguarda confirmação.
Fonte: Globo.