fbpx

Biometria: saiba como funciona e o que acontece se o eleitor não for cadastrado

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Com as eleições municipais de 2024, o cadastramento biométrico dos eleitores está suspenso até o dia 4 de novembro, conforme informado pela Justiça Eleitoral. A coleta das digitais, utilizada desde 2008 para aumentar a segurança do processo eleitoral, será retomada após o encerramento do período eleitoral.

Em Minas Gerais, mais de 10 milhões de eleitores já realizaram o cadastro biométrico. Aqueles que ainda não fizeram a coleta das digitais devem regularizar a situação a partir de 5 de novembro, quando o sistema será reaberto. Eleitores sem o cadastro biométrico podem ter o título cancelado, o que impede a votação e traz outras consequências, como dificuldades na emissão de passaporte e na participação em concursos públicos.

Para realizar o cadastro, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral de seu domicílio, onde o atendimento pode ser iniciado pela internet e finalizado presencialmente, caso necessário. A biometria é coletada durante o alistamento eleitoral, revisão de dados ou transferência de domicílio.

Foto: TRE-RN
Fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem