Frente fria deve chegar ao brasil em setembro após nova onda de calor

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os meteorologistas do Climatempo preveem que uma forte frente fria deve avançar pelo Brasil a partir do dia 19 de setembro, pouco antes do fim do inverno, que termina no dia 22, dando início à primavera. Essa frente fria promete trazer alívio ao calor extremo que vai dominar o país nas semanas anteriores.

Até lá, grande parte do Brasil enfrentará uma nova onda de calor intenso, com índices de umidade do ar extremamente baixos, similares aos de regiões desérticas. As áreas mais afetadas incluem o sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Centro-Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul, além do Sul de Goiás.

Segundo o Climatempo, essa onda de calor pode ser ainda mais intensa que as anteriores, ocorridas em março/abril e maio deste ano, tanto em termos de duração quanto de temperatura. A expectativa é que a nova massa de ar quente e seco se instale sobre o país na primeira semana de setembro, com picos de calor já a partir da segunda-feira.

Essas condições climáticas, comuns para o período, têm se tornado cada vez mais intensas e prolongadas nos últimos anos, especialmente no Brasil Central e Centro-Oeste.

Foto: Agência O Globo / Márcia Foletto

Encontre uma reportagem