fbpx

COLUNA FAMÍLIA EM CONSTRUÇÃO: POSSO REFLETIR E QUERER MUDAR

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Tudo que viveremos em nossas famílias de forma positiva ou negativa, depende do ‘EU’, porque eu posso refletir e querer mudar. O que isso significa? Eu não mudo as pessoas! Eu mudo meu olhar, comportamento, opinião, percepção e assim emito minhas conclusões pessoais e convivo com minha família equilibrando o ‘Eu’, que precisará conviver com o ‘Nós’.

É incrível a sensação de liberdade e felicidade quando conseguimos conviver com esta perspectiva que podemos ser nós, com desejos, expectativas, sonhos coletivos, atuando como somos, com um ‘Eu’único que será respeitado, ouvido e entendido. 

Quantos de nós gostaríamos de mudar um filho, um marido, um pai, uma mãe, às vezes até colegas de trabalho? Isso acontece com todos nós, mas no processo de amadurecimento espiritual, profissional, da idade e outros, o ideal seria refletirmos e querermos mudar nós mesmos. Sofremos tanto, vivenciamos dias difíceis porque o outro é o nosso problema. As pessoas só fazem conosco o que permitimos e o mais bacana é que podemos continuar desejando o bem, rezando por elas, cumprimentando, sendo gentil. Isso é Educação. 

“Somos livres quando a cada dia nos exercitamos em tomar decisões com liberdade e independência. Queremos viver plenamente agora! Ao decidirmos por algo queremos realizar o que nos propusemos, assim venceremos a nós mesmos. Podemos escolher um ponto concreto. Queremos aprender a dizer ‘não’ quando for necessário e sim quando for o melhor e aguentar o peso de minha consciência por ser veraz e autêntica. Não espere por um grande acontecimento, por uma grande mudança em sua vida, mas aproveite cada momento para crescer no amor e fazer a experiência de uma vida nova.”

Reflexão Diálogo com Deus- Santuário Tabor da Liberdade

MINHA EXPERIÊNCIA

O que me ajuda a refletir e a mudar diariamente é a espiritualidade. Em oração, fé, confiança e na entrega da minha vida e da minha família diariamente eu me coloco à disposição de Deus para viver aquilo que ele planejou e peço força para suportar o que é difícil, sabedoria para as decisões, proteção contra o mal e agradeço por mais um dia de vida. Eu aprendi a ouvir e ajudar as pessoas, mas não mais viver os problemas delas. A oportunidade de contribuir com o outro é no momento presente quando nós devemos, sempre que possível estarmos de coração aberto para acolhe-lo em suas necessidades.

EXPERIÊNCIAS 

Cada pessoa escolhe e decide o que quer para si e se não entende isso passará pela vida querendo mudar os outros e achando sempre que eles decidirão por seus fracassos, dificuldades, sucessos, conquistas… Nas experiências de cada família são importantes a autenticidade, a coerência, viver sem máscara e serem livres com respeito mútuo. Não é fácil nesse mundo barulhento e agitado escutar a voz de Deus, mas é possível pedi-lo para conduzir a sua vida para onde queres que você vá, para deixar experimentar a paz e ser a pessoa que deve ser. 

TRANSFORMAÇÃO FAMILIAR

A transformação familiar é possível. Ela começa agora, por você, no ambiente que você vive, não em outro lugar qualquer. O bem-estar da sua família pertence a você que reflete e quer mudar. 

ENFIM

Pare de apontar o problema dos outros e dizer que eles é que te fazem mal ou não querem que você tenha sucesso ou te prejudicam. Isso só acontece porque você permite. Não se esqueça de cuidar do seu coração, desejar o bem, rezar e ser gentil com todos que você convive, começando por sua casa. 

PENSE COM CARINHO

SEJAMOS ÚTEIS POR NOSSAS PALAVRAS, ATITUDES, COMPROMETIMENTO, AÇÃO CORAJOSA, POR NOSSA RESISTÊNCIA, NOSSA DOR E LUTAS. 

Danielly da Silva Araújo
Formação: Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/ Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderançae Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação: Gestora de Escola de EducaçãoInfantil/ Vice-diretora de Escola de EducaçãoEspecial
Influencer Digital – autora do conteúdoFamília em Construção
Redes Sociais: Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook “Família em Construção”.

Encontre uma reportagem