fbpx

Bombeiros de Minas utilizam técnicas de Brumadinho e Mariana para combater incêndios no estado

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Com o aumento significativo de incêndios em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros tem aplicado técnicas usadas em desastres como os rompimentos das barragens de Brumadinho e Mariana para enfrentar as chamas. A cada três minutos, as equipes são acionadas para novos focos de incêndio.

Utilizando tecnologia de monitoramento por satélite, os bombeiros conseguem identificar focos de calor com precisão, permitindo uma ação rápida e eficaz tanto em solo quanto com o apoio de aeronaves. Segundo o porta-voz da corporação, o tenente Henrique Barcellos, as ferramentas usadas em grandes desastres também estão sendo empregadas no combate aos incêndios.

Em agosto, o estado registrou mais de dois mil focos de queimadas, um aumento de 107% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Grande parte dos incêndios ocorre em áreas de mata fechada e de difícil acesso, onde os militares precisam levar água nas costas para combater as chamas.

A maioria desses incêndios é provocada por ação humana, e os bombeiros reforçam a importância de evitar práticas que possam causar novos focos, principalmente nos finais de semana, quando o número de ocorrências aumenta.

Fonte: G1
Foto: Corpo de Bombeiros MG

Encontre uma reportagem