fbpx

Efeito pré-frontal pode ‘turboalimentar’ o calor antes da chegada de frente fria em capitais brasileiras

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Com a aproximação de uma frente fria, algumas capitais do Brasil estão prestes a registrar recordes de calor nos próximos dias. São Paulo, Goiânia, Brasília e Manaus podem atingir as maiores temperaturas do ano devido à combinação de um bloqueio atmosférico e ao fenômeno conhecido como efeito pré-frontal.

O bloqueio atmosférico impede a formação de nuvens de chuva, prolongando a onda de calor, enquanto o efeito pré-frontal eleva ainda mais as temperaturas antes da chegada da frente fria, devido à compressão do ar quente que é empurrado para cima pelo ar frio.

Em São Paulo, a previsão é de 35°C, e em Goiânia, os termômetros podem chegar a 39°C. Brasília e Manaus também devem registrar marcas elevadas, com máximas de até 34°C e 39°C, respectivamente.

Além do calor, a umidade do ar estará muito baixa em diversas regiões, com níveis entre 20% e 30%, principalmente no Centro-Oeste e em partes do Sudeste e Norte do país, o que aumenta os riscos à saúde, como desidratação e cansaço físico.

A chegada da frente fria neste fim de semana trará um alívio temporário nas temperaturas, especialmente no Sul e Sudeste, mas o calor deve retornar em poucos dias.

Fonte: Júlia Carvalho, g1
Foto: Roberto Costa/Código19/Estadão Conteúdo

Encontre uma reportagem