Vale encontra trincas em barragem em risco máximo de rompimento em Ouro Preto, MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A mineradora Vale informou nesta sexta-feira (13) que foram encontradas trincas superficiais na barragem Forquilha III, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, Minas Gerais. Apesar disso, a empresa garantiu que as condições de estabilidade da estrutura não foram alteradas. A área ao redor da barragem, que está em nível 3 de emergência desde 2019, já foi evacuada.

A barragem, que está em processo de descaracterização, é monitorada constantemente e possui uma estrutura de contenção a jusante. Segundo a Vale, as trincas foram detectadas durante uma inspeção rotineira, e um plano de ação já está sendo executado para investigar e corrigir possíveis problemas.

A barragem Forquilha III, em nível máximo de alerta, representa um risco iminente de rompimento. Caso isso ocorra, as Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba poderiam ser afetadas. A previsão para conclusão das obras de descaracterização é 2035.

Fonte: Gabriel Rezende, O Tempo
Foto: Vale/Divulgação

Encontre uma reportagem