fbpx
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Contato

Exposição à fumaça das queimadas pode aumentar casos de câncer nas próximas décadas, alerta especialista

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A fumaça gerada pelas queimadas florestais no Brasil em 2024 pode resultar em um aumento significativo de casos de câncer nas próximas décadas, especialmente no sistema respiratório. O alerta vem da epidemiologista Ubirani Otero, chefe da Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que descreve o cenário atual como “muito preocupante”.

A fumaça das queimadas contém diversos compostos químicos, como monóxido de carbono, metais pesados e hidrocarbonetos, que tornam o ar cancerígeno. O câncer de pulmão é o tipo mais diretamente relacionado à exposição prolongada à fumaça, com os efeitos podendo aparecer entre 20 a 30 anos após a exposição.

Além dos riscos de câncer, a especialista destaca a necessidade de medidas preventivas, como suspender aulas em áreas afetadas e equipar adequadamente os trabalhadores expostos, especialmente bombeiros.

As queimadas em 2024 já destruíram mais de 11,39 milhões de hectares no país, com graves consequências ambientais e para a saúde pública.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.