fbpx
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Contato

7 em cada 10 municípios do Brasil têm risco ‘alto’ ou ‘muito alto’ de retorno da poliomielite

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Apesar de erradicada no Brasil desde 1994, a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, apresenta um risco elevado de reintrodução em 68% dos municípios brasileiros, segundo dados apresentados durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, em Recife. Dos 5.570 municípios do país, 3.781 estão classificados como em risco “alto” ou “muito alto” para a doença, sendo que 2.104 apresentam a situação mais grave.

A queda na cobertura vacinal é uma das principais preocupações. Em 2022, a taxa de imunização ficou em 77,19%, bem abaixo da meta de 95%. Em 2023, o índice subiu para 84,63%, mas ainda está aquém do ideal. Especialistas alertam que a situação coloca o Brasil em risco semelhante ao de países como Haiti e República Dominicana.

A Comissão Regional de Certificação para a Erradicação da Pólio na Região das Américas recomendou ao Brasil investigar as causas da baixa cobertura vacinal e intensificar ações nos municípios com maior risco, priorizando aqueles com taxas de imunização abaixo de 50%. Outras estratégias incluem recompensas para estados e municípios que cumprirem as metas de vacinação.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.