fbpx
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Contato

Planeta 3°C mais quente agravará ondas de calor no Brasil

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Brasil, que já enfrenta uma das mais severas secas de sua história em 2024, pode vivenciar crises semelhantes com maior frequência nas próximas décadas, segundo um estudo do World Resource Institute (WRI). O relatório aponta que, se o aquecimento global atingir 3°C acima dos níveis pré-industriais, o impacto será devastador, com o aumento de ondas de calor, maior transmissão de doenças e maior demanda por energia.

O estudo analisou 996 cidades com mais de 500 mil habitantes, incluindo 32 no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Cuiabá. Ele alerta que a frequência das ondas de calor poderá aumentar significativamente, com regiões como Cuiabá podendo enfrentar até 12 eventos anuais.

Além disso, o aumento da temperatura favorecerá a propagação de mosquitos transmissores de doenças como dengue e zika. No Rio de Janeiro, por exemplo, o número de dias propícios para a transmissão da dengue pode aumentar em 71%.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.