fbpx
sábado, 21 de setembro de 2024

Contato

Ministério Público recupera 16 imagens sacras e quase mil documentos históricos em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nos últimos 12 meses, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recuperou 16 imagens sacras e quase mil documentos históricos que haviam sido furtados. Além disso, outros 12 bens religiosos, como castiçais, sinos, crucifixos, suportes para vela e até um saxofone, também foram devolvidos à comunidade.

Entre os objetos resgatados, destaca-se uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, do século XVIII, devolvida na última terça-feira (17) à cidade de Sabará, na Grande Belo Horizonte. A peça, esculpida em madeira e policromada, havia sido furtada em 1995 e foi recuperada após uma denúncia via sistema Sondar, que alertou sobre a tentativa de venda em uma casa de leilões em Campinas (SP).

A imagem faz parte do acervo da Igreja da Ordem 3ª do Carmo, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. O MPMG segue com investigações para recuperar outros objetos furtados.

Fonte: Alex Araújo, g1 Minas | Foto: Ministério Público de Minas Gerais/Divulgação

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.