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Novo ensino médio em Minas Gerais; modelo entra em vigor em 2022

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Cinema, teatro, literatura e criação literária, educação financeira, astronomia e culinária quilombola. Estes são alguns exemplos de eletivas – componentes curriculares que vão compor o novo ensino médio – elaboradas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

O novo ensino médio entra em vigor em 2022, a princípio para alunos do primeiro ano. O tempo mínimo dos estudantes na escola vai passar de 800 para 1.000 horas anuais – na rede estadual, será criado o sexto horário ou, em alguns casos, um contraturno.

Além das disciplinas já conhecidas, como língua portuguesa, matemática e química, que compõem a Formação Geral Básica, as escolas vão ofertar o itinerário formativo. O objetivo é aprofundar os conhecimentos em áreas específicas e contribuir para a formação integral dos discentes.

Na rede estadual de Minas Gerais, o itinerário formativo será composto por projeto de vida, introdução ao mundo do trabalho, tecnologia e inovação e aprofundamento nas áreas do conhecimento, além das eletivas.

A SEE-MG elaborou um catálogo com 34 opções de eletivas. Veja a lista completa:

Linguagens e suas tecnologias

  • Cinema
  • Cinema e meio ambiente
  • Dança
  • Leitura instrumental em língua espanhola
  • Espanhol para o Enem
  • Esporte e inclusão
  • Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras)
  • Leitura e compartilhamento no mundo virtual
  • Literatura e criação literária
  • Música
  • Preparação para o Enem – Linguagens
  • Redação para o Enem
  • Teatro

Matemática e suas tecnologias

  • Desenho geométrico
  • Educação financeira
  • Educação fiscal
  • Matemática e artes visuais
  • Preparação para o Enem – Matemática
  • Raciocínio lógico

Ciências da natureza e suas tecnologias

  • Astronomia
  • Educação, saúde e bem-estar
  • Pegada hídrica e seu impacto no ambiente
  • Preparação para o Enem – Ciências da Natureza
  • Tecnologia dos resíduos sólidos

Ciências humanas e sociais aplicadas

  • Cultura de paz e convivência democrática
  • Estudo do meio e intervenção local
  • Identidades culturais brasileiras
  • Preparação para o Enem – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Mitologia: as lendas e as associações de ideias

Interáreas do conhecimento

  • Agricultura com bases ecológicas
  • Cidadania e cultura digital
  • Culinária quilombola
  • Ética em jogos digitais
  • Saberes que entrelaçam: do plantio ao consumo

Há, ainda, nove eletivas voltadas para escolas indígenas.

Novo ensino médio entra em vigor no ano que vem

Nas escolas de ensino médio diurno, cada turma de 1º ano deverá escolher e ofertar duas eletivas, com base na realidade local. No ensino médio noturno e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), haverá uma eletiva por turma.

“Muitos desses temas foram inspirados nos que os professores trabalham hoje nas 13 escolas-piloto em que o novo ensino médio já é aplicado, mas também foram idealizados pelos curriculistas, professores da rede”, diz a diretora de ensino médio da SEE/MG, Mônica de Oliveira Ribeiro Couto.

Segundo ela, no ano que vem, os alunos de 1º ano deverão, obrigatoriamente, cursar as eletivas selecionadas pela própria escola para cada turma. Já a partir de 2023, a ideia é que o catálogo de opções cresça e que cada estudante escolha as eletivas que deseja fazer, de acordo com os próprios interesses.

“O novo é sempre desafiador e traz uma inquietação aos professores, gestores e estudantes, mas é um sonho antigo de quem é da educação, a gente sempre teve o desejo da flexibilização curricular, e agora o novo ensino médio institucionaliza isso. Tem tudo para dar certo”, diz Mônica.

De acordo com a diretora, a expectativa é que o novo ensino médio demande novas contratações de professores, além de formação continuada dos docentes.

Veja abaixo dúvidas comuns sobre o modelo:

O que é o novo ensino médio?

Previsto em uma lei federal sancionada em 2017, o novo ensino médio prevê ampliação da carga horária mínima, foco na aprendizagem e no desenvolvimento integral do estudante e uma nova organização curricular, composta por Formação Geral Básica e Itinerário Formativo.

O que é a Formação Geral Básica?

A Formação Geral Básica é a parte do currículo comum a todos os estudantes matriculados no ensino médio no Brasil. É composta pelas áreas do conhecimento (linguagens e suas tecnologias, matemáticas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas) e seus respectivos componentes curriculares.

Nenhuma disciplina estudada atualmente, como matemática, geografia e história, será excluída do currículo. A Formação Geral Básica deve ter até 1.800 horas, divididas nos três anos do ensino médio.

O que é o itinerário formativo?

O itinerário formativo é a parte mais flexível do currículo e tem o objetivo de ampliar as aprendizagens dos alunos em uma ou mais áreas de conhecimento e contribuir para a formação técnica e profissional. A carga horária total mínima deve ser de 1.200 horas.

As propostas devem ter como princípio estimular os estudantes a vivenciar experiências práticas, lúdicas e reflexivas.

Como o itinerário formativo será oferecido na rede estadual de Minas?

Em Minas Gerais, de forma geral, os itinerários formativos terão projeto de vida, introdução ao mundo do trabalho, tecnologia e inovação, aprofundamento nas áreas do conhecimento (práticas comunicativas e criativas, humanidades e ciências sociais, núcleo de inovação e matemática e ciências da natureza e suas tecnologias) e eletivas.

Qual o cronograma de aplicação do novo ensino médio?

Em 2022, o novo ensino médio será ofertado apenas para alunos do 1º ano; em 2023, para turmas de 1º e 2º ano. Somente em 2024 o modelo vai abranger os três anos.

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