fbpx
segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Contato

Anvisa prorroga proibição sobre uso de produtos à base de fenol

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou a proibição da fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde e estéticos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (27) e mantém a decisão anterior, que já proibia o uso do fenol desde junho, após a morte de um jovem de 27 anos em São Paulo, em decorrência de complicações de um peeling de fenol.

A Anvisa informou que o fenol continua sendo investigado, com análise de evidências científicas e respostas de entidades de classe da área da saúde. Produtos regularizados pela Anvisa para uso específico em laboratórios analíticos ou de análises clínicas permanecem autorizados.

O peeling de fenol, um procedimento invasivo utilizado para tratar rugas profundas e manchas, segue autorizado, mas o Conselho Federal de Medicina (CFM) ressalta que deve ser realizado exclusivamente por médicos especializados, em ambiente adequado e seguindo normas sanitárias rigorosas.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Freepik/Divulgação

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.