Um levantamento divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta quinta-feira (9) mostra que 81% das pessoas internadas com Covid-19 na cidade, entre janeiro e novembro deste ano, não tinham se vacinado contra a doença.
Entre os internados vacinados, cerca de 60% tomaram apenas uma dose.
O avanço da vacinação também contribuiu para a redução do número de internações. Em março e abril, os meses mais críticos da pandemia, havia 8.202 pessoas internadas com Covid-19 na capital. Na época, a maioria dos pacientes (1.953) tinha entre 60 e 69 anos.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Já em setembro e outubro, eram 835 internados, uma redução de 89,5% em comparação com o terceiro e o quarto meses do ano – a vacinação de adultos com as duas doses foi concluída no início de novembro em BH. Neste período, 193 pacientes eram da faixa etária entre 60 e 69 anos.
O secretário destacou que há uma nova variante circulando no país, a ômicron, e a vacinação e outros cuidados continuam essenciais.
“Para que possamos vislumbrar um 2022 mais tranquilo e perto da normalidade, temos que vacinar, usar máscaras de qualidade e ter responsabilidade nos encontros com outras pessoas”, disse.
Segundo a prefeitura, o levantamento foi realizado a partir do cruzamento de duas bases de dados, onde são registrados casos confirmados, pessoas vacinadas e internações.