fbpx

Ter um animal de estimação contribui para a saúde física e mental

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Especialistas destacam os inúmeros benefícios que a convivência com animais de estimação traz para a saúde física e mental dos seres humanos. A veterinária Glause Carvalho compartilha a história de Mel, uma cadelinha que foi adotada por seu pet shop em Belo Horizonte após ser abandonada pelo antigo dono. Mel se tornou parte da comunidade, alegrando a rotina de quem passa pelo local e demonstrando como os animais podem ser fontes de conforto e alegria.

Além de proporcionar momentos de descontração, estudos apontam que ter um animal de estimação pode trazer benefícios à saúde, como a redução da pressão arterial, melhora no humor e auxílio no tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson e epilepsia. Pesquisas também mostram que donos de pets tendem a ter níveis mais baixos de colesterol e triglicérides.

Carlos Manoel Lopes Rodrigues, professor de psicologia, ressalta que a presença dos pets aumenta a sensação de segurança e reduz sintomas de depressão e ansiedade. Eles incentivam um estilo de vida mais ativo e melhoram o bem-estar geral.

A professora Alessandra Lessa compartilha como seus animais ajudaram sua família a lidar com o luto, destacando o apoio emocional que esses companheiros podem oferecer. O psicólogo João Gabriel Grabe também aponta que ter um animal é uma forma de autocuidado, criando rotinas que ajudam a combater a solidão e incentivam a atividade física, especialmente em casos de transtornos mentais.

Fonte: O Tempo / Foto: Alex de Jesus/O Tempo

Encontre uma reportagem