fbpx

Aranha caranguejeira é capturada dentro de residência em Pedro Leopoldo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma aranha caranguejeira foi capturada pelo Bombeiro Voluntário Denis Valério, nesta sexta-feira (10), no bairro Santo Antônio em Pedro Leopoldo. O pedido de ajuda foi realizado por uma moradora pelas redes sociais.

“É uma aranha que tem hábitos noturnos, sendo solta em uma área de preservação. O pelo dela causa uma alergia, mas em relação as outras aranhas como a Marrom, por exemplo, não representa tantos perigos. No entanto, é importante sempre ficar atento”, explicou Denis.

As caranguejeiras são as maiores aranhas que existem, compreendendo cerca de 900 espécies. Desse total, 300 são brasileiras e se dividem em 11 famílias, das quais dez vivem na Amazônia. Mas é na família Theraphosidae que podemos encontrar as duas maiores aranhas do mundo: a Theraphosa apophysis, da Venezuela, e sua irmã a Theraphosa blondi.

A primeira, pode chegar ao diâmetro de 28 centímetros, de pernas esticadas, — um pouco maior do que um prato de refeição. Já a comedora de pássaros, como é conhecida a Theraphosa blondi, tem o abdômen do tamanho de uma bola de tênis e pesa 125 gramas.

Além disso, suas quelíceras, que são as “presas” da caranguejeira, podem facilmente medir dois centímetros de comprimento. Rick West, considerado o mais importante aracnólogo do mundo, disse, em entrevista exclusiva para este artigo, que essas duas espécies apresentam as mesmas medidas de tamanho, porém a brasileira é mais pesada.

Encontre uma reportagem