fbpx
domingo, 6 de outubro de 2024

Contato

Eleitores podem levar “colinha” para a cabine de votação

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Diante da dificuldade que muitos eleitores encontram para decorar o número do candidato ou candidata e para não perder tempo e não errar, a Justiça Eleitoral incentiva que a eleitora e o eleitor levem para a cabine de votação uma anotação, pessoal e individual, contendo os números das candidaturas nas quais pretendem votar.

O uso da popular “colinha” é uma prática reconhecida, aceita e estimulada por meio de diversas orientações gerais para os pleitos, principalmente em materiais educativos e informativos.

A “colinha”:

ajuda a eleitora ou o eleitor a não esquecer o número da candidata ou do candidato;

agiliza a votação;

contribui para melhorar o fluxo das filas nas seções eleitorais.

Acesse os arquivos e imprima a “colinha” oferecida pelo TRE-MG:

Colinha Belo Horizonte

Colinha interior de Minas

Você pode conferir os números das candidatas ou dos candidatos no sistema DivulgaCandContas.

Não pode

Fique atento! Você só pode levar uma colinha anotada em papel. Na cabine de votação, é proibido à eleitora ou ao eleitor portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados. A previsão está na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e na Resolução TSE nº 23.736/2024.

Ordem de votação

Primeiro é digitado o voto para vereador, com cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político (caso em que é possível votar somente na legenda, se desejar) e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo.

Depois, para prefeito, com dois dígitos.

Em Belo Horizonte, haverá uma terceira votação, no referendo sobre a mudança da bandeira da capital. A urna eletrônica exibirá a pergunta “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”. As opções de resposta serão:

Digitar 1 para dizer SIM (aprova a alteração).

Digitar 2 para dizer NÃO (não aprova a alteração).

Digitar qualquer outro número para anular o voto.

Apertar a tecla BRANCO.

Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna, a palavra “FIM”. Em Belo Horizonte, isso acontecerá após a votação no referendo. Nos outros 852 municípios, a palavra “FIM” aparecerá após o voto para prefeito.

Com informações do TRE-MG

O post Eleitores podem levar “colinha” para a cabine de votação apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.