fbpx
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Contato

Água com gás ou sem? Como saber qual é melhor para você

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A pergunta sobre a preferência por água com ou sem gás é comum em restaurantes e bares, mas será que há diferença entre elas quando se trata de saúde? Segundo especialistas, ambas são igualmente eficazes na hidratação do corpo, e não há necessidade de evitar a versão com gás, desde que consumida de forma equilibrada.

As bolhas na água gaseificada são criadas pela adição de dióxido de carbono, que gera ácido carbônico e torna o pH da bebida mais ácido que o da água sem gás. Ainda assim, a água, com ou sem gás, é uma escolha mais saudável do que refrigerantes e sucos adoçados.

Impactos no corpo: dentes, digestão e temperatura

Apesar da acidez ligeiramente maior, não há evidências de que a água com gás cause danos significativos aos ossos ou dentes, a menos que combinada com açúcares ou frutas cítricas. No entanto, pessoas com hábitos como ranger os dentes devem ter atenção, já que a acidez pode agravar o desgaste dental.

Quanto à digestão, não há indicações de que beber água durante as refeições prejudique o processo. Para algumas pessoas, no entanto, a água com gás pode causar desconforto estomacal devido ao acúmulo de gases.

A temperatura da água também pode influenciar a digestão. Enquanto a água fria pode retardar as contrações gástricas, ela também pode aumentar temporariamente o metabolismo, embora o impacto na perda de peso seja mínimo.

Conclusão: a água, seja com ou sem gás, é sempre a escolha mais saudável.

Se houver preocupação com os dentes, uma dica simples é tomar um pouco de água sem gás logo após a água com gás, para neutralizar a acidez na boca.

Artigo baseado no texto dos professores Christian Moro e Charlotte Phelps, da Bond University, publicado no The Conversation Brasil.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.