Na manhã desta segunda-feira (13), foi realizado o 1º Simpósio de Combate aos Maus-Tratos contra os Animais, em Matozinhos. O evento, que aconteceu no Palácio da Cultura, é uma iniciativa da Prefeitura e da Polícia Civil de Minas Gerais.
De acordo com as informações repassadas pela polícia, em 2020 houve um aumento do número de registros de maus-tratos contra animais domésticos no Estado de Minas Gerais. Por isso, a interlocução de servidores municipais, protetores de animais e a polícia é fundamental para tornar ativa a política de prevenção contra estes crimes.
“Em Matozinhos recebemos inúmeras denúncias, mas muitas vezes chegamos ao local e não se trata de maus-tratos. Devido a essa dificuldade que temos entendermos a legislação, e para tirarmos dúvidas, elaboramos esse evento para que possamos ampliar essa parceria, principalmente, para ajudar na divulgação e no auxílio deste trabalho”, disse a investigadora da Polícia Civil, Aline Moura.
O simpósio teve palestras com os seguintes temas:
– Atuação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) na proteção e bem-estar dos animais domésticos;
– Operação Sansão;
– A atuação das ONG’s de proteção animal e suas limitações;
– O papel da Polícia Civil na investigação de crimes contra a fauna e sua integração com outros setores.
Para a Secretária de Saúde de Matozinhos, Helen Mallet, o trabalho tem que ocorrer de forma conjunta. “Esse problema percorre nossa região. Esse é o primeiro passo! Nosso intuito é trazer multiplicadores com conhecimento”, disse.
Além dos servidores, protetores, e da Polícia Civil, houve a participação da Prefeita Zélia Pezzini, do Chefe de Gabinete Antônio Divino, do Vereador Carlos Henrique, dos investigadores Roberval e Sheyva, e de servidores das cidades vizinhas de Capim Branco, Prudente de Morais e Pedro Leopoldo.