fbpx
domingo, 6 de outubro de 2024

Contato

Como justificar o voto nas eleições de 2024

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Eleitores que não puderem votar no primeiro turno, neste domingo (6), têm até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência à Justiça Eleitoral. Para o segundo turno, o prazo vai até o dia 7 de janeiro de 2025. A justificativa pode ser feita de várias formas, tanto no dia da votação quanto posteriormente.

Justificativa no dia da eleição:

Local de votação: O eleitor pode justificar em qualquer local de votação na cidade em que estiver, apresentando um documento de identidade com foto e preenchendo o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).

E-Título: Pelo aplicativo, o eleitor pode justificar a ausência por meio do sistema de geolocalização que detecta se está fora de seu domicílio eleitoral.

Justificativa após a eleição:

1. E-Título: Acessando o aplicativo, o eleitor pode justificar a ausência on-line ou consultar endereços para justificativa presencial.

2. Sistema “Justifica”: Pelo site justifica.tse.jus.br ou nos portais do TSE e TREs, o eleitor pode justificar após o dia da eleição, anexando comprovantes que justifiquem a ausência.

3. Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE): O formulário pode ser baixado nos portais da Justiça Eleitoral e deve ser preenchido com o número do título eleitoral. O RJE precisa ser entregue em uma zona eleitoral acompanhado de um documento oficial com foto.

Quem não justificar poderá enfrentar restrições, como impedimento de emitir documentos.

Fonte: Hoje em Dia

Foto: SECOM TSE

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.