A vacinação de crianças com idades entre 5 e 11 anos ainda não tem data para começar em Minas Gerais. Entretanto, segundo declarou o secretário de Estado de Saúde Fábio Bacherretti em entrevista na manhã de segunda-feira (13), a campanha de imunização não deverá tardar a ser iniciada.
Hoje, o Estado aguarda apenas o parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizando a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças nessa faixa etária. Espera-se que a decisão do órgão seja divulgada até o próximo sábado (18).
A imunização de menores de 11 anos é parte da estratégia do governo de Minas Gerais para garantir a proteção da população contra a Covid-19, bem como para evitar a propagação de variantes do vírus – como a ômicron. A nova cepa tem despertado preocupação na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Até o momento, doze casos foram confirmados no Brasil – nenhum deles em Minas Gerais. Os imunizantes contra a Covid-19 são parcialmente eficazes contra a ômicron, especialmente para quem já recebeu a dose de reforço.
Suspeitas
Até a manhã de segunda-feira (13), Minas Gerais já havia registrado a existência de quatro casos suspeitos da cepa: são dois pacientes homens e duas mulheres – todos recém-chegados de países da África. Todos testaram positivo para Covid-19, e seus materiais genéticos são analisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que investiga se algum deles está ou não infectado com a ômicron.