O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta terça-feira (8) o retorno da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil, após 39 dias de suspensão. A decisão foi tomada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) concluir que a empresa cumpriu todas as exigências impostas pela Justiça. Entre essas exigências estavam o pagamento de multas, o bloqueio de contas específicas, e a nomeação de um representante legal no país.
O serviço foi suspenso no final de agosto, quando a empresa de Elon Musk descumpriu ordens judiciais. A regularização inclui o pagamento de R$ 28,6 milhões de multas, que foi confirmado por documentos e registrado pela Secretaria Judiciária. A transferência havia sido feita inicialmente para uma conta errada, mas foi corrigida.
Agora, o retorno completo da plataforma depende da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que notificará as operadoras para desbloquearem o acesso. O tempo de retomada do serviço dependerá da rapidez com que cada operadora processar essa ordem.