Entre 2021 e outubro de 2024, mais de 2.700 pessoas procuraram atendimento no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, por intoxicação causada por paracetamol. O médico coordenador da toxicologia do hospital, Adebal de Andrade Filho, alerta que esse número pode ser ainda maior, devido à subnotificação dos casos. Ele explica que a intoxicação por paracetamol é um problema global, em parte porque o medicamento é facilmente acessível, sendo vendido sem receita médica.
A ingestão de mais de quatro gramas de paracetamol em um adulto já é considerada tóxica, podendo afetar gravemente o fígado e os rins. A intoxicação pode ocorrer em todas as faixas etárias, incluindo crianças, que muitas vezes são atraídas pelos sabores presentes em alguns medicamentos, e idosos, que são mais suscetíveis ao problema devido à redução da capacidade hepática.
Os sintomas de intoxicação por paracetamol começam nas primeiras 24 horas, com desconforto gástrico e, em casos mais graves, podem evoluir para hepatite fulminante, insuficiência hepática e renal. O Hospital João XXIII oferece atendimento 24 horas para orientação em casos de intoxicação.
Fonte: Hoje em Dia
Foto: Freepik