fbpx

Chacina de Unaí: réus condenados a pagar R$ 30 milhões à União

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os autores e mandantes da Chacina de Unaí, ocorrida em 2004, foram condenados pela Justiça Federal de Minas Gerais a ressarcir a União em cerca de R$ 30 milhões. O valor é referente aos benefícios pagos aos familiares de quatro servidores públicos assassinados durante uma ação de fiscalização na zona rural de Unaí. As vítimas foram três auditores fiscais do trabalho e um motorista do Ministério do Trabalho e Emprego.

A condenação foi determinada pela Subseção Judiciária de Unaí e inclui a restituição de valores pagos como auxílios, bolsas especiais e pensões por morte aos dependentes dos servidores. Os réus também foram condenados a pagar honorários advocatícios de 10% sobre o valor total da indenização.

O juiz federal André Dias Irigon destacou que as ações dos réus causaram prejuízos não só às famílias, mas também ao sistema previdenciário e à União, que se adiantou no pagamento de indenizações às vítimas. Segundo o procurador-regional da União na 6ª Região, João Batista Vilela de Toledo, a sentença representa uma resposta clara do Estado em responsabilizar os culpados e restabelecer a ordem.

O crime, conhecido como Chacina de Unaí, chocou o país e o mundo em 28 de janeiro de 2004, quando os servidores foram emboscados e mortos. Após investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, nove pessoas foram indiciadas como mandantes, intermediários e executores do crime.

Fontes: Hoje em Dia

Crédito da Foto: Fundacentro / Divulgação

Encontre uma reportagem