fbpx

Criminosos sequestram nove ônibus e os usam como barricadas durante operação policial no Rio

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Na tarde desta quarta-feira (16), criminosos sequestraram nove ônibus e os usaram como barricadas na Estrada do Itanhangá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na comunidade da Tijuquinha. Os bandidos obrigaram os passageiros a descerem dos veículos e atravessaram os ônibus na via para dificultar o acesso das forças policiais.

A Estrada do Itanhangá é uma importante ligação entre as comunidades da Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras. A ação dos criminosos provocou a interdição total da via, causando um grande congestionamento, com veículos manobrando para fugir da área. Segundo a Rio Ônibus, as linhas que circulam pela região tiveram seus itinerários alterados.

De acordo com a Polícia Militar, a estratégia usada pelos criminosos é comum para desviar a atenção da polícia e causar caos entre os civis. “Esse tipo de estratégia que os criminosos utilizam para desviar a atenção da Polícia Militar do ponto onde a gente está atuando ali, tentando criar essa cortina de fumaça, levando a desordem, o caos para pessoas inocentes”, afirmou a tenente-coronel Cláudia Moraes, porta-voz da PM.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, informou que não houve feridos nem confronto durante a operação. A Polícia Civil destacou que o crime organizado possui “gerentes de barricadas”, responsáveis por instalar bloqueios para dificultar as operações policiais nas comunidades.

Crescimento do uso de barricadas com veículos

Nos últimos 12 meses, mais de 130 ônibus foram utilizados como barricadas em comunidades do Rio de Janeiro. Entre agosto de 2023 e agosto de 2024, 29 coletivos foram incendiados em confrontos semelhantes. Em agosto deste ano, criminosos já haviam usado ônibus e caminhões como barricadas durante uma operação no Complexo de Israel, na Zona Norte da cidade.

Fonte: g1

Foto: Reprodução/TV Globo

Encontre uma reportagem