A população de rua de Belo Horizonte começou 2022 de prato cheio. Neste fim de semana, o Restaurante Popular servirá refeições apenas para moradores em situação de rua.
Neste sábado (01/01), foram formadas grandes filas do lado de fora das unidades, como no Restaurante Josué de Castro, na da Rua Ceará, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital.
Em abril de 2020, a prefeitura decidiu que a população de rua receberia alimentação dos restaurantes como “forma de garantir refeições diariamente a este público”, estimado em 8,5 mil pessoas segundo o Projeto Polos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais.
As unidades servem diariamente, em média, 6,7 mil refeições e 2 mil delas são destinadas para as pessoas nesta situação.
No dia 25, a PBH ofereceu o tradicional Almoço de Natal no Restaurante Popular, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, na unidade da Avenida do Contorno, no Centro. Foram servidas cerca de 3,5 mil refeições.
O almoço de Natal dos Restaurantes Populares é realizado no município há 27 anos, com exceção de 2020, devido à pandemia. O evento é realizado de forma voluntária por funcionários dos restaurantes, que preparam e servem as refeições. Atualmente são servidas em embalagens descartáveis, e o público pode tanto se alimentar no local, quanto retirar ‘para viagem’.