Representantes do governo estadual se reúnem na tarde desta segunda-feira (3) com prefeitos da região metropolitana de Belo Horizonte para apresentar uma proposta sobre o valor das passagens dos ônibus metropolitanos.
As empresas que operam o transporte nas cidades da Grande BH pediram aumento de 52% no valor da tarifa. Técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) reconheceram a necessidade de aumentar o valor da passagem em 13%, mas estudam uma forma de evitar transferir o reajuste ao usuário.
A proposta que está na mesa de negociação é repassar quase R$ 100 milhões às concessionárias do transporte público ao longo do ano, o que daria cerca de R$ 8 milhões ao mês.
O valor é semelhante ao que é pago para bancar as gratuidades – para idosos, por exemplo. No entanto, a Advocacia-Geral do Estado (AGE) garantiu que era necessário manter as passagens gratuitas, conforme determina a lei. Dessa forma, a solução encontrada pela Seinfra foi repassar o valor diretamente às empresas.
Fonte: Itatiaia.