A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) informou nesta terça-feira (4) que investiga a morte de uma onça que foi completamente carbonizada em Roraima. A decisão foi tomada após um vídeo exibindo o animal ser compartilhado nas redes sociais.
A onça estava grávida de dois filhotes, como confirmou a análise do biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Artur Alves.
“É possível ver dois filhotes que possivelmente possam ter passado por um aborto espontâneo nessa situação de vida ou morte [da mãe]”, disse.
No vídeo, a onça aparece em uma espécie de vala e amarrada com cordas. A pessoa que filmou narra a cena e afirma que o caso ocorreu em uma estrada vicinal no município de Cantá, ao ao Norte de Roraima.
Crime ambiental
À reportagem, o comandante da Cipa, capitão Diego Correia, informou que a investigação sobre o crime ambiental está em fase de levantamento de dados por meio da inteligência integrada “para tentar compreender, buscar identificar e responsabilizar os autores”.
Onça foi encontrada completamente carbonizada no interior de Roraima. — Foto: Reprodução/Instagram/Diário Roraimense
O vídeo teve repercussão no Instagram com as pessoas lamentando a situação criminosa.
“Tem gente muito ruim mesmo. Meu Deus!”, comentou uma usuária.
“Muita maldade”, descreveu outro.
Formada por policiais militares, a Cipa é a Polícia Ambiental de Roraima e atua na proteção e prevenção da fauna e da flora.