Por volta de 01h15 da madrugada desta quarta-feira (5), policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em João Monlevade, realizavam abordagem a um veículo Fiat/Fiorino no Posto da PRF, que fica no km 355 da BR-381, quando ocupantes de um veículo Honda Civic de cor preta aproximaram-se, não obedeceram ordem de parada, aceleraram o veículo e efeetuaram disparos de arma de fogo contra a equipe de policiais.
Nesse momento houve reação dos federais, que revidaram e saíram em perseguição ao Honda/Civic por cerca de 1 km, até que os ocupantes desembarcaram e empreenderam fuga, entrando em um matagal. Após buscas pelo local, um dos indivíduos foi localizado as margens da rodovia.
Segundo a polícia, questionado, ele acabou confessando que estava dentro do Honda Civic.
Ainda segundo a PRF, foi constatado que ambos os veículos estavam sendo utilizados para roubo a cargas de caminhões na região da BR 381 e que o veículo Honda havia sido roubado em Belo Horizonte, no entanto ele ostentava placa de outro veículo Honda Civic de São José da Lapa/MG.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de receptação, roubo e tentativa de homicídio.
O homem detido foi encaminhado ao Hospital Margarida, de João Monlevade, para atendimento médico devido a lesões aparentes e posteriormente encaminhado à Polícia Civil da cidade.