Com a Black Friday se aproximando, os consumidores devem redobrar a atenção ao fazer compras, tanto em lojas físicas quanto online. O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais emitiu um alerta sobre os riscos de falsos descontos, orientando que é essencial acompanhar a evolução dos preços dos produtos antes da data promocional. A prática de vender itens “pela metade do dobro” é comum, e é fundamental verificar se os preços estão realmente mais baixos.
Além de descontos enganosos, os consumidores também devem estar atentos a estelionatários que utilizam redes sociais e aplicativos para oferecer ofertas irrecusáveis, muitas vezes levando os menos cautelosos a cair em fraudes. O coordenador do Procon ressaltou a importância de desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado e verificar as informações nos sites oficiais das lojas.
O Procon ainda apontou os problemas mais frequentes no comércio eletrônico, como a não entrega de produtos, atrasos na entrega, produtos com vícios de qualidade e divergências entre o que foi comprado e o que foi recebido. Para evitar surpresas, é aconselhável que o consumidor se pergunte se realmente precisa do produto, se tem recursos para comprá-lo à vista e se a compra é urgente. Se a resposta for “não”, a melhor opção é evitar a compra.
Caso ocorram problemas, o Procon orienta que os consumidores busquem ajuda diretamente na instituição ou registrando a reclamação no site www.consumidor.gov.br.
Fonte: Hoje em Dia
Foto: Reprodução/Pixabay