A morte da cantora Marília Mendonça completa três anos nesta terça-feira (5). Os números de audiência de streamings mostram que a sertaneja deixou um legado com potencial de atravessar gerações. Um levantamento da plataforma Spotify, principal tocador de áudio online, aponta que a artista foi a cantora mais ouvida nos últimos 10 anos na plataforma.
Veja o ranking dos artistas mais escutados no Brasil nos últimos 10 anos:
Marília Mendonça
Henrique & Juliano
Jorge & Mateus
Gusttavo Lima
Zé Neto & Cristiano
Matheus & Kauan
Anitta
Wesley Safadão
Maiara & Maraisa
MC Ryan SP
O impacto da obra de Marília na vida do brasileiro também é percebido nos outros recortes da pesquisa. Na lista das 10 músicas mais ouvidas da década, o nome da “rainha da sofrência” aparece duas vezes. Uma delas, inclusive, é com canção número um do ranking, ‘Leão’, parceria com rapper Xamã.
O segundo álbum mais tocado desde 2014 é o ‘Marília Mendonça – Ao Vivo’. Ele só perde para o ‘Manifesto Musical’, de Henrique & Juliano. A sertaneja também aparece em outras duas posições na lista de discos.
Veja a lista músicas mais ouvidas da década:
Leão – de Marília Mendonça
Nosso Quadro – Ana Castela e Agroplay
Arranhão Ao Vivo – Henrique & Juliano
Bombonzinho Ao Vivo – Ana Castela e Israel & Rodolffo
Mal Feito – Ao Vivo – Hugo & Guilherme e Marília Mendonça;
Eu Gosto Assim Ao Vivo – Gustavo Mioto e Mari Fernandez
Liberdade Provisória Live Ibirapuera – Henrique & Juliano
Erro Gostoso Ao Vivo – de Simone Mendes
Deixe Me Ir Acústico – 1Kilo
Shape of You – Ed Sheeran
Veja a lista álbuns mais tocados da década:
Manifesto Musical – Henrique & Juliano
Marília Mendonça Ao Vivo – Marília Mendonça
Ao Vivo No Ibirapuera – Henrique & Juliano
Todos Os Cantos, Vol. 1 – Marília Mendonça
Esquece o Mundo Lá Fora (Ao Vivo) Deluxe – Zé Neto & Cristiano
O Embaixador – Gusttavo Lima
O Céu Explica Tudo – Henrique & Juliano
Festa das Patroas 35% – Marília Mendonça e Maiara & Maraisa
Buteco in Boston Ao Vivo – Gusttavo Lima
Melim – Melim
Marília Mendonça
Marília Mendonça nasceu na cidade de Cristianópolis, no interior de Goiás. Ela começou a carreira compondo canções que eram gravadas por grandes artistas. O trabalho serviu de fonte de renda para a família durante um tempo. Em 2015, ela lançou o primeiro EP, homônimo, mas o “boom” veio com a estreia do DVD, em 2016. O projeto trazia a Infiel, hit que catapultou o nome da goiana para todos os cantos do país.
Ao longo dos anos, Marília viu a base de fãs crescer a cada novo projeto. A cantora morreu no dia 05 de novembro de 2021, aos 26 anos, em um acidente aéreo, a caminho de um show. O avião que transportava ela, o tio, um produto e dois tripulantes caiu na cidade de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais, a 243 km de Belo Horizonte. Todos morreram.
O acidente aconteceu um minuto antes do pouso. Segundo a investigação, a queda aconteceu após a aeronave colidir contra cabos de energia elétrica que passavam na região.
O post Legado de Marília Mendonça a consagra como a artista mais escutada da década no Brasil apareceu primeiro em BHAZ.