Um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta terça-feira (5) aponta que o consumo de álcool no Brasil é responsável por uma média de 12 mortes por hora. Em 2019, o país registrou 104,8 mil óbitos relacionados ao álcool. A pesquisa, conduzida pelo pesquisador Eduardo Nilson, leva em conta dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre as mortes, 86% foram de homens, com a maior parte associada a doenças cardiovasculares, acidentes e violência. As mulheres, que representaram 14% das vítimas, tiveram maior incidência de doenças cardiovasculares e cânceres ligados ao álcool.
Além das perdas humanas, o estudo estima que o custo econômico do consumo de álcool para o Brasil em 2019 tenha sido de R$ 18,8 bilhões, considerando tanto os custos diretos com hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS), quanto os custos indiretos relacionados à perda de produtividade e outros fatores. O estudo também revela que os homens são responsáveis por 78% dos custos, com as mulheres representando 22%.
Fonte: Agência Brasil
Foto: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL