O temporal que atinge Minas Gerais segue provocando estragos, transtornos e prejuízos nesta segunda-feira (10). De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, em 24 horas, a corporação registrou mais de mil chamados relacionados às chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo Aihara, a Grande BH é um dos pontos do estado que traz mais preocupação ao Corpo de Bombeiros neste momento. No fim de semana, desabamentos de casas provocaram duas mortes na capital e em Betim.
De acordo com dados divulgados pela sala de imprensa da corporação, das 20h de sexta-feira (8) até as 7h desta segunda-feira (10), foram, ao menos, 287 acionamentos para resgate de pessoas ilhadas, 120 por causa de desabamentos e desmoronamentos, 30 por causa de deslizamentos ou soterramento e 38 para corte de árvores.
Aihara explica que além de acionamentos feitos pelo 193, há chamados realizados diretamente a equipes de resgate que estão em postos de comando, montados em localidades atingidas.
Segundo ele, a Grande BH segue com diversos pontos de alagamento nesta manhã, como em Raposos, Honório Bicalho (distrito de Nova Lima), Ibirité e Santa Luzia.