A decoração natalina é uma tradição que encanta lares e cidades, mas você sabia que há um período específico para montar e desmontar os enfeites, segundo a tradição cristã?
De acordo com o padre Samuel Fidelis, pró-reitor de Comunicação do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, o momento ideal para iniciar a decoração é no primeiro Domingo do Advento, que neste ano será em 1º de dezembro. Essa data marca o início da preparação espiritual para o Natal, que é celebrado em 25 de dezembro.
O significado do Advento
O Advento, que ocorre nos quatro domingos que antecedem o Natal, é um período de sobriedade, oração e contemplação para a vinda de Jesus Cristo. A montagem da decoração, como árvores de Natal, guirlandas e presépios, faz parte dessa preparação, mas com um detalhe:
• O presépio deve ser montado inicialmente com as figuras de Maria, José, o boi, o burro e a manjedoura vazia.
• A imagem do Menino Jesus deve ser colocada apenas no dia 24 de dezembro, enquanto os três Reis Magos são acrescentados no dia 25.
O momento de desmontar os enfeites
Segundo o padre, a desmontagem das decorações deve ocorrer no Dia de Reis, em 6 de janeiro, data que celebra a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
Flexibilidade na tradição
Embora a Igreja Católica recomende essas datas, as pessoas têm liberdade para decorar suas casas no momento que preferirem, respeitando suas rotinas e tradições familiares.
O Natal, mais do que os enfeites, simboliza a união e o despojamento, aproximando o divino da humanidade.
Fonte: g1 Minas
Foto: Reprodução/Unsplash