Em 10 dias, o número de casos COVID dobrou no município
A partir da próxima segunda-feira, dia 13, o comércio NÃO ESSENCIAL de Pedro Leopoldo voltará a ficar fechado, conforme prevê o Decreto publicado no dia 29 de junho. Como já havíamos divulgado, o modelo de escalonamento foi mantido na cidade, mas, desta vez, no esquema 2 x 1, ou seja, abre por duas semanas e fecha na terceira para avaliação.
O fechamento acontecerá entre os dias 13 e 19 de julho (avaliação), e o retorno já está previsto no decreto, entre os dias 20 de julho e 02 de agosto. Na sequência, mais um fechamento já está programado, na semana do dia 03 a 09 de agosto, quando deverá ser publicado novo decreto definindo as políticas a serem adotadas. “Com redução do tempo de abertura dos comércios não essenciais, o Município diminui a possibilidade de contaminação e sobrecarrega menos o sistema”, justificou a secretaria de saúde.
Vale ressaltar que o Decreto deixa bem claro que “a estratégia de intermitência proposta pelo presente artigo poderá ser alterada a qualquer momento, determinando-se o fechamento do comércio não essencial, acaso ocorra o agravamento da pandemia, em decorrência da flexibilização proposta”.
Comparando os números:
No dia 29 de junho, quando o decreto foi publicado:
– 72 confirmados;
– 39 recuperados;
– 33 em monitoramento,
– Nenhum óbito.
10 dias depois, até esta quinta, dia 09, o número dobrou:
– 142 confirmados;
– 68 recuperados;
– 74 em monitoramento;
– 2 óbitos confirmados.