Na terça-feira (26), a Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária (CFFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) votará um Projeto de Lei que propõe a mudança no calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A nova proposta visa deslocar a primeira parcela do imposto, atualmente vencida em janeiro, para fevereiro. A mudança é uma iniciativa da Fecomércio MG, que acredita que o parcelamento em quatro vezes pode reduzir a inadimplência e aumentar a arrecadação do Estado.
Com a alteração, os consumidores poderão parcelar o IPVA, tornando as despesas do início do ano mais acessíveis, enquanto o comércio espera melhorar suas vendas, que costumam cair em janeiro devido à alta carga de despesas do mês. Para quem preferir quitar o imposto à vista, o pagamento poderá ser realizado em janeiro com um desconto a ser determinado pelo Governo.
Além disso, nesta terça-feira, a ALMG discutirá o impacto da terceirização das vistorias veiculares em Minas Gerais. O sistema, implementado em 2023, será avaliado em uma audiência pública da Comissão de Administração Pública, que analisará os resultados após um ano de execução.
Fonte: Hoje em Dia