Na manhã desta quarta-feira (27), uma megaoperação foi deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Polícia Civil (PCMG) e da Polícia Militar (PMMG), visando desarticular uma organização criminosa vinculada ao Terceiro Comando Puro (TCP).
A ação cumpre 106 mandados de prisão, busca e apreensão, além de suspensão de atividades empresariais em Belo Horizonte, Contagem e outras cidades mineiras. Os alvos também se estendem para outros estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás.
Investigação de dois anos
Durante dois anos de apurações, as autoridades identificaram uma célula do TCP operando na região do Cabana do Pai Tomás, em BH. A organização criminosa é acusada de envolvimento no tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas de fogo, além de lavagem de dinheiro.
O grupo também realizava atividades assistencialistas, fornecia sinal de internet e apoio jurídico, estratégias usadas para consolidar controle em seu território.
Bloqueio de R$ 345 milhões
A operação determinou o sequestro de cerca de R$ 345 milhões em contas bancárias, investimentos, cadernetas de poupança e ações de empresas relacionadas aos investigados.
Estrutura da operação
A ação mobiliza nove promotores de Justiça, três delegados, 100 policiais civis, 80 policiais militares e outros agentes. Mais detalhes serão divulgados em uma coletiva de imprensa marcada para as 11h.
Fonte: Itatiaia