Seis pessoas foram presas nesta quarta-feira (27), em São Paulo, acusadas de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A operação foi conduzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com apoio de forças de segurança de São Paulo e Ceará.
Os criminosos utilizavam redes sociais para abordar principalmente idosos, seduzindo as vítimas e as convencendo a realizar transferências financeiras. Em um dos casos investigados, um idoso foi enganado pela quadrilha e perdeu R$ 2 milhões.
Ação da Polícia
Durante a operação, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos três estados envolvidos. Além das prisões, a polícia apreendeu documentos, aparelhos eletrônicos, cartões bancários e determinou o bloqueio de bens e contas bancárias dos suspeitos.
Ao todo, participaram da ação 25 policiais do Rio Grande do Sul, 14 de São Paulo e quatro do Ceará.
Alvo principal
O caso que chamou atenção foi o do idoso que perdeu R$ 2 milhões. A polícia destacou que a quadrilha era especializada em manipular emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras, o que caracteriza o chamado “golpe do amor”.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, e a defesa dos acusados ainda não se manifestou.
Alerta às vítimas
As autoridades reforçam a importância de cautela ao interagir com desconhecidos na internet, especialmente quando há pedidos de dinheiro envolvidos. A recomendação é nunca compartilhar dados pessoais ou bancários e desconfiar de solicitações financeiras feitas por pessoas que não conheçam pessoalmente.
(Fonte: Folhapress)



















