O sistema de informação do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) prestado via LigMinas 155 não está mais disponível para o cidadão. O mesmo vai ocorrer com o Hemominas a partir de 1º de agosto. A desativação dos serviços ocorre para conter gastos.
“Devido ao contingenciamento de recursos promovido pela pandemia da covid-19, o atendimento ao usuário do DER-MG pelo telefone 155 (opção 6), deixará de ser realizado, pois a empresa que operava o serviço não aceitou a redução de 25% no contrato vigente”, diz nota.
O LigMinas é uma central de atendimento telefônico pela qual o usuário obtém informações sobre os serviços prestados pelas instituições do estado. No caso do DER-MG, o serviço, suspenso desde a última quarta-feira (8), funcionava de domingo a domingo, entre 6h e meia-noite. “No momento, o Departamento trabalha com a perspectiva de retornar com o serviço no futuro, utilizando novas tecnologias e um custo menor”, informa.
Com relação ao Hemominas, o serviço funciona 24 horas por dia, também de domingo a domingo, com atendimento que vai desde o agendamento para doação de sangue até informações para pacientes/familiares e profissionais de saúde sobre a anemia falciforme “A Fundação Hemominas informa que, a partir de 1 de agosto, o atendimento telefônico 155 – opção 1 será desativado”.
“Percebemos que a população está preferindo utilizar outros canais de atendimento, como o site e o aplicativo MGapp. A desativação do atendimento telefônico 155 vai permitir uma economia de cerca de R$ 40 mil mensais, que poderão ser investidos em melhorias tanto para a Hemominas, quanto para candidatos à doação de sangue e pacientes”, salientou a diretora técnico-científica da Fundação Hemominas, Maísa Ribeiro.
Opções
Como alternativa, os dois órgãos estaduais oferecem os sites (www.der.mg.gov.br e www.hemominas.mg.gov.br), além do Aplicativo MGapp.