Conta de luz do mineiro pode ficar 11% mais cara; entenda

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A conta de luz dos mineiros pode sofrer um aumento de até 11% caso um projeto que regulamenta usinas eólicas em alto mar seja aprovado no Senado Federal. Originalmente, a proposta visava criar regras para as usinas de energia eólica na costa brasileira, oferecendo uma alternativa de energia limpa e renovável. No entanto, durante a tramitação no Congresso, o projeto passou a incluir emendas que beneficiam fontes de energia poluentes, como carvão mineral e gás natural, além de conceder incentivos fiscais a essas fontes.

Se o projeto for aprovado com essas modificações, a previsão é de que o custo adicional com a produção de energia elétrica seja de R$ 25 bilhões por ano. Em Minas Gerais, isso pode resultar em um aumento de até 11% nas contas de luz. O presidente da Frente Nacional de Consumidores de Energia Elétrica, Luiz Eduardo Barata, afirmou que, embora a Frente apoie a regulamentação das usinas eólicas, as emendas adicionadas no Congresso são prejudiciais, já que as fontes de energia não renováveis gerariam um custo adicional de R$ 658 bilhões ao longo de 25 anos.

O consultor de energia Sérgio Pataca, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), também criticou as emendas, que desvirtuam o projeto original e favorecem energias não renováveis.

Fonte: Felipe Quintella, 03/12/2024

Encontre uma reportagem