Na terça-feira (3/12), a Polícia Federal (PF) prendeu dois homens no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) por transportarem itens da fauna brasileira sem a devida autorização legal. A prisão ocorreu durante a Operação Thunder, da Interpol, enquanto a PF realizava a fiscalização das bagagens de passageiros de voos internacionais.
A dupla, de 68 e 72 anos, natural da China e com Registro Nacional de Migrante (RNM) permanente, foi identificada através de um aparelho de raio-x que detectou materiais suspeitos em suas malas. Durante a inspeção, em conjunto com fiscais do Ibama, foram encontradas 50 barbatanas de tubarão, 38 pepinos-do-mar, mais de 3 kg de bexigas natatórias e quase 1 kg de pescado seco.
Os homens não apresentaram os documentos necessários para o transporte internacional desses itens e, por isso, foram presos por contrabando e crime ambiental. Alegaram que a carga seria para consumo próprio e pretendiam levá-la a Hong Kong. O comércio internacional de tubarões é proibido pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), devido ao risco de extinção da espécie.
A carga foi apreendida e os suspeitos receberam multas.


















