O Brasil foi o primeiro país do mundo a receber o recurso “modo ladrão” no Android, uma funcionalidade que bloqueia a tela do celular assim que detecta que ele foi abruptamente retirado das mãos do usuário.
Chamado oficialmente de “Proteção contra roubo”, esse recurso está disponível em todos os smartphones que utilizam o sistema Android 10 ou versões superiores.
De acordo com o Google, responsável pelo Android, o próprio dispositivo é capaz de identificar a ação de roubo por meio de inteligência artificial e do acelerômetro, um sensor que mede vibrações e acelerações. Quando o criminoso puxa o celular da mão do usuário, o aparelho bloqueia a tela automaticamente e só pode ser desbloqueado com a senha.
A empresa explica que a tecnologia é capaz de detectar fugas a pé, de bicicleta, moto ou carro. Após a ação, a mensagem “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados” é exibida na tela.
Como ativar
Para ativar a função, siga os seguintes passos:
1. Acesse as “Configurações” (ou “Ajustes”) do seu celular;
2. Role para baixo e selecione a opção “Google”;
3. Toque em “Todos os serviços” e deslize até encontrar “Proteção contra roubo”;
4. Ative a opção “Bloqueio por detecção de roubo”.
Se desejar, você também pode ativar o “Bloqueio de dispositivo off-line”, que aparece logo abaixo de “Bloqueio por detecção de roubo”. Esse recurso bloqueia a tela do aparelho caso o criminoso desative as redes móveis ou o Wi-Fi para evitar o rastreamento.
Vale lembrar que, para que o recurso funcione, o celular precisa estar desbloqueado.
Da Redação com g1
O post ‘Modo ladrão’ em celulares Android bloqueia a tela automaticamente em caso de roubo apareceu primeiro em SeteLagoas.com.br.